Conheça Autorretrato com colar de espinhos e beija-flor, de Frida Kahlo
Sua realidade era dolorosa, já que ela sempre sofreu com a sua saúde debilitada. Frida também conheceu a dor emocional, pois sua vida foi marcada por relacionamentos conturbados, que incluíam o líder revolucionário russo Leon Trótski e o artista mexicano Diego Rivera.
Frida pinta a si mesma como uma figura inspiradora e politicamente ativa por ajudar o México pós-revolucionário. Ela retrata-se como uma orgulhosa mestiça, uma mexicana de ascendência europeia e baseia-se em imagens pré-colombianas e cristãs. A artista se vê como uma divindade martirizada da tradição folclórica mexicana.
5 DETALHES DA OBRA QUE SE DESTACAM:
1. IdentidadeO rosto de Frida é o grande destaque da imagem. Seu olhar sugere tanto o seu sofrimento como a sua resiliência. A artista usa um penteado tradicional mexicano, revelando o seu orgulho de sua origem mestiça.
2. Cor e natureza
As cores vivas e as texturas exageradas das folhas refletem o interesse de Frida pela arte nativa mexicana e a folha amarela lembra um halo. As libélulas e as borboletas ao redor de sua cabeça são símbolos cristãos da ressurreição e representam esperança e renascimento.
3. Gato preto
Um grato preto está no ombro esquerdo de Frida. Tradicionalmente, essa figura é um presságio de má sorte. O gato observa o beija-flor abaixo da garganta da artista com um olhar ameaçador.
4. Colar
O colar de espinhos de Frida representa suas raízes e seu patriotismo. Um beija-flor morto está pendurado no colar e os espinhos machucam o pescoço da artista, representando a sua dor.
5. Macaco
Os macacos são símbolos do diabo ou da luxúria, mas para Frida o animal representa o amor que ela não recebia de Rivera. O macaco também representa o filho que ela não pôde ter por conta de suas condições de saúde.
FICHA TÉCNICA - AUTORRETRATO COM COLAR DE ESPINHOS E BEIJA-FLOR:
Autor: Frida Kahlo
Onde ver: Harry Ransom Center, Austin, Texas, EUA
Ano: 1940
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 61cm x 47cm
Fonte: http://noticias.universia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário