Nendo cria instalação com 50 cadeiras. Se inspirou em mangás para desenhar os móveis
Criada para a galeria de arte Benda Friedman, a instalação 50 Manga Chairs faz uma comparação entre as linhas traçadas nas histórias de mangá e o design de mobiliário. A obra, idealizada pelo designer japonês Nendo, ficou exposta na Basilica Minore di San Simpliciano durante o Salão do Móvel de Milão deste ano de 2016.
O termo mangá dá nome aos quadrinhos impressos produzidos no Japão, que normalmente consistem numa série de quadros ilustrados, que dão luz à uma sequencia estruturada e plana. Nendo utilizou esse mesmo conceito para criar os desenhos das peças da sua instalação, que funciona como um story board, em suas palavras.
Cada cadeira torna-se um elemento dentro da história que o designer quer contar. Pensando nisso, ele adicionou elementos que funcionam como balão de fala ou símbolos de efeito para expressar emoções, como suor ou lágrimas. Quem visitar a obra poderá captar o senso de narrativa proposto pelo autor.
Outro detalhe do trabalho de Nendo no desenvolvimento de 50 Manga Chairs é a ausência de alguns aspectos físicos, como cores e texturas, que foram evitados por serem elementos ausentes nos quadrinhos impressos. O designer optou pelo uso de um acabamento espelhado para criar amplitude na sensação de espaço - as cadeiras refletem o mundo real, fazendo um paralelo com os temas das histórias retratadas em mangá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário