Maison Picassiette considerada uma obra ainda pouco conhecida ao redor do mundo, mas já aparece em muitos posts
Talvez o que você não saiba é que a cidadezinha também esconde outra atração. Na rua 22 du Repos está a Maison Picassiette, uma casinha feita inteira de mosaicos. Os pisos, as paredes, o teto, as janelas, os jardins e, até mesmo, os móveis foram feitos com louças de porcelana, vidros e cimento.
Classificada como arquitetura naif, a obra foi idealizada por Raymond Isidore (1900-1964), que era zelador de um cemitério local. De acordo com moradores de Chartres, ele costumava empilhar em um canto do seu jardim todas as peças que encontrava nos lixões da cidade. Até que chegou um dia em que ele resolveu aplicar o mosaico em alguns lugares. E não parou mais! Todas as superfícies, incluindo as camas, cadeiras, utensílios, ganharam cores com as pequenas peças. Em 1945, ele começou a trabalhar na área externa da casa, cobrindo o pátio, os detalhes do jardim, onde construiu um trono, uma capela e uma pequena casinha para que também pudesse ornamentá-las com o mosaico.
Com o passar dos anos, a Maison se tornou uma atração peculiar e até inesperada, perfeita para quem busca fugir dos roteiros tradicionais de viagens. A localização da casa já está presente no Instagram e a hashtag Maison Picassiette conta com mais de mil posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário