quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Índia está construindo a estátua mais alta do mundo

Por três anos, trabalhadores em Gujarat, na Índia, construíram uma estátua maciça do primeiro vice-primeiro ministro do país, o combatente pela liberdade Sardar Vallabhbai Patel. A figura de aço e bronze, batizada de Estátua da Unidade, foi projetada para se erguer cerca de 182 metros de altura, ou duas vezes a altura da Estátua da Liberdade. Após a conclusão, representará a estátua mais alta do mundo.

O projeto foi concebido há quase uma década pelo primeiro-ministro Nahendra Modi, que era então o ministro-chefe de Gujarat. A figura, projetada para parecer estóica, com a cabeça erguida e os braços ao lado do corpo, é a visão do escultor indiano Ram V. Sutar. Seu projeto e construção agora estão sendo realizados por um consórcio de várias empresas que inclui a Michael Graves Architecture & Design (MGA & D) e a Turner Construction, que anteriormente desenvolveram o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. O Custo total do projeto: 2.989 milhões de rúpias, ou US$ 460 milhões.
Em fevereiro, a MGA & D anunciou que a equipe havia atingido um grande marco no processo de construção, com a conclusão do principal suporte estrutural da estátua de núcleos de concreto gêmeos. Construído em torno destes serão andaimes de aço, para servir como um sistema de suporte para a superfície mais externa da estátua, que consistirá de uma série de painéis de bronze fundido.
A estátua mais alta do mundo é o Buda do Templo da Primavera em Henan, na China, que será cerca de 30 metros menor que esta nova estátua terminada. Bater esse recorde, claro, não é um feito simples. Além de sua altura, o projeto de Sutar propunha um desafio logístico único. A estátua deve aparecer como se estivesse “caminhando sobre a água”, como disse o diretor associado da MGA & D, James Wisniewski. O local fica na ilha de Sadhu-Bet, um afloramento rochoso no meio do leito do rio Naramada, e a equipe teve que projetar e reforçá-lo de uma maneira que integrasse a base da escultura com o corpo de água ao redor.
“O objetivo era criar um afloramento de rocha naturalista que se fundisse suavemente com a linha de água, e isso foi muito bem-sucedido”, disse Wisniewski.
Também sob a responsabilidade da equipe de construção, há um amplo complexo de edifícios para suplementar a imponente estátua. Estes incluem um museu dedicado a Patel, restaurantes, um hotel e um centro de boas-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário