terça-feira, 27 de novembro de 2018
Artista plástica Sueli Dabus apresenta recente série de pinturas inspiradas na música
Para o jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrósio, “a música é uma das expressões artísticas mais ricas em nuances pelas múltiplas possibilidades que oferece. Quando uma artista visual se debruça sobre essas possibilidades, o resultado não poderia ser menos que maravilhoso. O que entra em jogo é justamente o diálogo entre diferentes instâncias criativas”, analisa.
É exatamente essa pluralidade de interpretações que a artista plástica paulista Sueli Dabus imprime em cada uma das obras de sua série, “Músicos”, inspirada no universo da musicalidade clássica e contemporânea.
A mescla da intensidade das cores com a alteração das formas, típica do impressionismo, e a construção de atmosferas próximas deste movimento enriquecem a maneira como a artista Sueli Dabus trabalha o tema, repleto de possibilidades de interpretação, pois cada obra abre um portal para diferentes leituras.
Para compor esta série a pintora introduziu estudos e pesquisas acerca do assunto em seu processo criativo.
O estilo da artista se caracteriza pela maneira peculiar como enxerga o tema, valorizando as sensações. “As emoções são aliadas à técnica para criar uma linguagem em que o predominante é a emotividade. A música é vista como uma maneira de gerar climas em que o espectador se envolve”, descreve D’Ambrosio.
Dessa forma, Sueli Dabus consegue resultados em que o ato do pensar e do fazer se associam. Cada maestro, música ou grupo de intérpretes transmite o instante em que, por meio da arte, passam a ser outras pessoas. Assim, música e quadros mantém seu mágico poder de transformação. “Surge assim uma linguagem intensa em sua delicadeza”, conclui D’Ambrosio.
*Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Sobre Sueli Dabus
Artista plástica formada pela Unesp – Universidade Estadual Paulista (Bauru), Sueli Maria Delai Dabus percebeu sua vocação para as artes ainda na infância, quando começou a desenhar e pintar.
A inclinação artística foi se intensificando ao longo do tempo e aperfeiçoada em cursos com grandes mestres da pintura, dando origem a uma carreira de 47 anos, com mais de 3 mil obras produzidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário