terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Fotos em preto e branco capturam o misterioso encanto das árvores antigas

A sudoeste da costa portuguesa, em pleno Oceano Atlântico, está o arquipélago da Madeira, pertencente a Portugal. De origem vulcânica, a região oferece paisagens incríveis, natureza exuberante e belas praias. E, para homenagear a árvore nativa Laurel – (Laurus nobilis), o fotógrafo alemão Michael Schlegel, realizou uma poderosa série fotográfica em preto e branco, que nos faz refletir sobre a força das árvores e da própria natureza.
árvores em preto e branco 1
Intitulada de ‘Fanal’, ele foi capaz de captar a força silenciosa destas árvores, enraizadas na terra há tantos anos, testemunha de diversos momentos da história. Não é à toa que, em determinadas culturas as árvores são consideradas sagradas. Localizadas no oeste da Madeira, a mais de 1000 metros de altitude, algumas possuem mais de 500 anos.
árvores em preto e branco 2
Suas imagens capturam troncos de árvores cobertos de musgo, galhos espalhados e folhagens escuras que contrastam com o nevoeiro branco. Muitas cresceram em um ângulo diferente, resultando em galhos pesados ​​e extensos que parecem mergulhar em direção ao chão. Beirando o universo mágico das florestas encantadas, este ensaio é uma verdadeira ode à natureza em todo o seu esplendor.


A força das árvores

Recentemente, pesquisadores da Nova Zelândia publicaram um estudo revelador, mostrando como as árvores ajudam umas às outras para sobreviver na floresta. Através de um fenômeno conhecido como acoplamento hidráulico, elas conseguem transmitir água e nutrientes para troncos caídos no chão.

Este fenômeno incrível que fala sobre a conectividade e generosidade das árvores foram detalhados no livro best-seller de Peter Wohlleben:  “A vida oculta das árvores: o que sentem, como se comunicam”.















Nenhum comentário:

Postar um comentário