sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Frida Kahlo na atualidade

 

Mural em Berlim com um retrato de Frida Kahlo.
Mural em Berlim com um retrato da artista mexicana.

O tempo tem apagado a popularidade de Frida Kahlo? Muito pelo contrário! As últimas décadas têm sido marcadas pela sua imagem imponente, lembrada e cultuada não só como pintora, mas também como pensadora e visionária.

A sua biografia, recheada de episódios dramáticos e inusitados, também continua sendo uma fonte de curiosidade para o público do mundo inteiro.

No cinema

Em 2002, Julie Taymor dirigiu Frida, um longa-metragem baseado na vida da artista, com Salma Hayek no papel principal.


 

 

Na moda

Criativa, extremamente original e fiel às suas raízes, Kahlo acabou se tornando um ícone da cultura pop, sendo reinventada e homenageada através das mais diferentes formas de expressão artística.

Na moda, a sua imagem virou uma grande inspiração: as roupas coloridas, os penteados com tranças e as flores no cabelo surgem em editoriais e desfiles do mundo todo, como tributo à pintora.

Nas causas sociais

Fruto de uma época ainda muito dominada por uma lógica patriarcal, Frida era uma mulher envolvida nas lutas políticas e sociais, que desafiava os padrões. Independente, boêmia e apaixonada pela vida, ela lutava pela própria liberdade e defendia os direitos das mulheres.

Assim, a incrível mexicana se tornou um símbolo da luta feminista, sendo lembrada e reproduzida em cartazes e ilustrações, e também inspirando gritos de guerra como "Somos todas Fridas" e "Mesmo soFrida, jamais me Kahlo".

Além disso, Frida tem sido apontada como sinônimo de representatividade: enquanto mexicana, enquanto mulher bissexual e também enquanto portadora de deficiência física.

Apesar das convenções sociais, das dores, das operações, da mobilidade reduzida e dos amores atribulados, Frida Kahlo resistiu e escreveu o seu nome na História. Por tudo isso, e muito mais, se tornou um exemplo de talento e superação e continua sendo amada pelas novas gerações.

Curiosidades sobre Frida Kahlo

  • Frida era uma mulher que vivia segundo as suas próprias regras. Apesar de ser casada com Diego, ela era bissexual e também se envolvia com mulheres, algo que provocava choque na época.
  • A artista bebia bastante e detinha, entre os amigos, o recorde de mais shots de tequila em uma noite.
  • Algo que nem todo mundo sabe sobre esta mulher maravilhosa é que a sua saúde mental também teve momentos de grande fragilidade e a pintora tentou cometer o suicídio por diversas vezes.
  • Pelas tentativas anteriores, e também pela nota que deixou no diário, muita gente acredita que a morte de Frida Kahlo não foi um acidente e sim uma decisão sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário