segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Exposição de Mondrian no Rio de Janeiro

CCBB conta trajetória do artista e exibe obras de artistas do movimento De Stijl


Piet Mondrian ganha exposição no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Cores primárias e formas retangulares delimitadas por grossas linhas pretas são marcas registradas de Piet Mondrian, personagem principal da exposição Mondrian e o movimento De Stijl, que já passou por São Paulo e agora está em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro. A exposição com cerca de 100 obras — 30 das quais de Mondrian — compõe o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil.

Piet Mondrian ganha exposição no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
O nome do artista, porém, nem sempre foi sinônimo de cores e abstração. Antes de sua obra mais famosa – Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul –, Mondrian pintou paisagens carregadas de cores escuras e ar sombrio, típicas da pintura holandesa do século XIX. Como mostra a exposição, foi aos poucos que o artista coloriu suas obras e foi se distanciando do figurativo.

0334310Piet MondriaanPortret van een dameRestauratie 2010 (Foto: Divulgação)
Em sua trajetória, Mondrian experimentou cores e pinceladas vigorosas como as de Van Gogh, a minuciosa técnica do pontilhismo de Seurat e passou rapidamente pelo cubismo, entre outras influências que aos poucos colaboravam com sua busca pela abstração da realidade e a essência da imagem.
0332897Piet MondriaanZeeuwsche Kerktoren (Foto: Divulgação)
Além da história de Mondrian, a exposição conta com uma segunda etapa dedicada exclusivamente ao período de 1917 - 1928, época em que a revista De Stijl (O Estilo) causou agitação ao dar voz a um grupo de artistas, designers e arquitetos da vanguarda moderna holandesa. Entre eles estava, claro, Mondrian, mas também outros grandes artistas como  Gerrit Rietveld, que entre 1927 e 1923 criou a cadeira Vermelha Azul.

0810110 Rietveld stoel (Foto: Divulgação)
A exposição Mondrian e o movimento De Stijl, organizada pela Art Unlimited e patrocinada pelo Banco do Brasil, com apoio da One Health e do Banco Votorantim, ficará aberta ao público do Rio de Janeiro até 09 de Janeiro de 2017 e antecipa o centenário do movimento De Stijl, a ser celebrado na Europa, em especial na Holanda, durante o ano de 2017.

Mondrian e o movimento De Stijl
Data: Até 9 de janeiro.
Local: CCBB Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Horário: Quarta a segunda, das 9h às 21h
Valor: Entrada Franca

Piet Mondrian ganha exposição no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário