Há um interesse popular em conhecer o significado escondido por trás de marcas famosas, e compreender as mensagens subliminares subjacentes a elas.
Por todo o mundo, existem fãs inveterados com uma intensa curiosidade de entender as razões sociais de suas marcas prediletas e o contexto histórico que as envolve.
Algumas marcas receberam seu nome por homenagem a seu criador; outras foram adotadas pelos símbolos e arquétipos que representam. Cada marca a seguir possui uma história peculiar e interessante, que valida sua existência no mercado.
Muitos consumidores se tornam apegados a uma marca não só porque elas fazem parte de sua rotina de consumo, mas também (e principalmente) por se identificarem com seus valores.
Desde a fundação de uma marca até sua maturação no mercado, é legal saber detalhes sobre as histórias que acompanham sua trajetória.
Profissionais de comunicação e marketing foram os responsáveis diretos pela idealização do logotipo dessas marcas. Além do design, o branding foi muito bem trabalhado, o que credibilizou a imagem do produto no mercado, bem como facilitou a sua assimilação com o público em escala global.
Alguns dos significados das marcas a seguir já são muito bem conhecidos pelo público em geral, mas outros são um verdadeiro mistério. Descubra:
1. Apple
O icônico logotipo da Apple possui dois significados comumente atribuídos à marca. Um deles diz que representa a fruta proibida da "árvore do conhecimento" presente na história bíblica da criação, com Adão e Eva. O outro relata que a maça é uma referência a Isaac Newton e ao senso de descoberta.
2. Google
Há todas as quatro cores primárias no logo do Google, com exceção do verde, que é uma cor secundária. Isso foi intencional, no sentido de mostrar que a empresa pratica a diversidade e nem sempre joga com as regras. A mensagem foi claramente transmitida usando-se apenas letras e cores, nada mais.
3. Coca-Cola
É raro, mas, às vezes, mensagens escondidas são uma completa coincidência. A bandeira dinamarquesa pode ser vista no espaço negativo entre as letras O e L, e a Coca-Cola usou isso para adquirir vantagem publicitária na Dinamarca.
4. McDonald's
Na década de 1960, o Mc Donald's quis mudar o logotipo, mas seu consultor de design e psicólogo Louis Cheskin insistiu para que mantivessem os arcos dourados. De acordo com ele, as pessoas inconscientemente reconhecem a imagem como "o simbolismo de um par de seios nutritivos". Por mais estranho que possa parecer, esse logotipo é um dos mais reconhecidos do mundo.
5. Starbucks
Enquanto uma história sugere que a empresa foi nomeada em referência a Starbucks, o chefe imediato do baleeiro Pequod no romance Moby Dick de Herman Melville, o co-fundador da empresa afirma que um funcionário viu a palavra Starbo em um velho mapa de mineração e adaptou-o. A primeira versão é a mais aceita.
6. Nike
A inspiração do nome veio de uma deusa grega chamada Nike, que é a personificação da vitória. Essa palavra estimula o público-alvo da marca: esportistas e atletas.
7. Red-Bull
Dois touros duelando representam a energia que a bebida proporciona.
8. Playboy
Segundo o criador da Playboy, Hugh Hefner, o coelho foi escolhido para representar a marca por ter "óbvias conotações sexuais".
9. Durex
O nome dessa marca inglesa de camisinhas é simplesmente uma abreviação de durable reliable excellence ('duração confiável excelente', em tradução livre).
10. Jägermeister
Traduzido do alemão, Jägermeister significa "mestre de caçadores". O tema da caça é explorado por meio da marca. O rótulo apresenta um poema sobre um caçador, e faz referência aos santos padroeiros dos caçadores, São Humberto e São Eustáquio.
11. Lego
A palavra Lego vem de uma contração da frase dinamarquesa leg godt, que significa "jogar bem".
12. Volkswagen
Em um passado longínquo, as estradas alemãs eram reservadas para os ricos. Volkswagen, que em alemão quer dizer "carro do povo", ofereceu algo diferente.
13. Sony
Sonus é a palavra em latim para "som", mas o nome também vem dos fundadores que se consideravam sonny boys, uma frase emprestada do japonês que sugere "jovens inteligentes".
14. Adidas
Ao contrário da crença popular, Adidas não é uma contração para "All Day I Dream About Sports", mas, em vez disso, é uma junção feita com o nome do fundador, Adolf Adi Dassler. O logotipo da marca parece uma montanha, a qual simboliza os obstáculos que as pessoas precisam superar no esporte.
15. Toyota
As três elipses no logo da Toyota representam três corações: o coração do cliente, o coração do produto e o coração do progresso no campo da tecnologia.
16. Samsung
Para os coreanos, sam significa "três", enquanto sung quer dizer "estrela". Então, Samsung refere-se a três estrelas. Na Coréia do Sul, o número três apologiza para algo "grande, numeroso e poderoso".
17. Nivea
Niveus é o latim para "branca de neve": a pureza dessa imagem se reflete na cor dos cremes para a pele da empresa.
18. Cadillac
A marca foi nomeada assim em homenagem a seu fundador, um explorador francês chamado Antoine de la Mothe Cadillac. O nome evoca um espírito de pioneirismo.
19. Häagen-Dazs
Inventado para soar dinamarquês – demonstrando o potencial do produto em terras estrangeiras – o nome dessa empresa americana de sorvetes foi escolhido para posicionar a marca como um produto premium, de alta qualidade.
20. FedEx
FedEx anuncia velocidade e precisão na entrega, e realmente promove esses fatores em sua logomarca, ocultando uma seta entre as letras E e X.
21. Amazon
A seta amarela sublinhada nas pontas do logotipo da Amazon vai de A à Z, ilustrando a enorme variedade de produtos vendidos na loja online. Há também a forma de um sorriso, que representa satisfação do cliente.
22. Gillette
A mensagem escondida nesse logotipo é difícil de detectar, mas se você olhar de perto, verá que as letras G e I são cortadas por uma lâmina: isso representa a nitidez e precisão das lâminas de barbear Gillette.
23. Toblerone
A marca Toblerone é originária da cidade de Berna, na Suíça, que também é conhecida por ser "a cidade dos ursos". Você consegue ver um urso escondido nas montanhas?
24. Mercedes-Benz
As três estrelas do logotipo da Mercedes-Benz representam o domínio da empresa em qualidade e estilo sobre terra, mar e ar.
25. LG
A face sorridente escondida no logotipo da LG é formada pelas letras L (que ilustra um nariz), e G (que forma o restante da face).
26. Fórmula 1
Fórmula 1 é vulgarmente conhecida como F1. Com o F preto e o padrão vermelho que significa velocidade em exibição, de onde vem o número 1? Dê uma olhada no espaço em branco entre esses dois elementos.
27. Unilever
A letra U no logotipo da Unilever foi criativamente preenchida com uma variedade de imagens aleatórias, mas, na verdade, cada ícone particular utilizado representa um aspecto do negócio da Unilever. Por exemplo: um ícone de reciclagem para a sustentabilidade, e os lábios para beleza e bom gosto.
28. BMW
A marca BMW está inserida em uma história de guerra e aviação, e o logotipo permanece fiel a esse contexto. As seções brancas representam uma hélice em movimento; as azuis remetem ao céu. De fato, a BMW teve um papel na II Guerra Mundial como fornecedora de motores de aeronaves para as forças aéreas alemãs.
29. Carrefour
Carrefour é a palavra em francês para "encruzilhada", razão pela qual duas flechas foram incluídas nas cores francesas nesse logotipo da marca. O espaço branco entre as setas exibe sutilmente um C, de Carrefour.
30. Pepsi
Como consta no documento de 27 páginas escrito pela Arnell Associates (consultoria contratada pela Pepsi para trabalhar no design da marca), o logotipo é uma espécie de Código da Vinci, e baseia-se, além disso, em Feng Shui, no Renascimento e na Teoria da Relatividade. Dentre os vários significados, nenhum prevalece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário