terça-feira, 4 de julho de 2017

Delas Artes, uma galeria formada por artistas mulheres

Plataforma online busca fomentar o cenário feminino e divulgar os trabalhos das brasileiras


Trabalho de Denise Mikowski (Foto: Divulgação)
O papo sobre a igualdade de gênero não se restringe a um só espaço. A luta feminista pelo respeito e espaço, seja no mercado de trabalho ou não, é constante. Pensando no cenário das artes e representatividade para mulheres, que ainda são minoria, Helena Eilers, Rafaela Rodrigues e Cinthia Oliveira criaram a galeria online Delas Artes. O objetivo, claro, é a divulgação e comércio de trabalhos desenvolvidos exclusivamente por artistas mulheres.

Helena Eilers, Rafaela Rodrigues e Cinthia Oliveira (Foto: Divulgação)
“A ideia de trabalhar apenas com mulheres não deve ser vista como uma forma de enxergar a arte através do filtro do gênero, mas sim de buscar abrir espaço para quem ainda é minoria”, comenta Helena Eilers à Casa Vogue. A inspiração para a realização da galeria online partiu do movimento artístico de 1960 conhecido como W.A.R - Women on Revolution e das ideias propagadas pela crítica e historiadora Linda Nochlin. Sem contar, claro, o atual momento político-social que vivemos.

Trabalho de Gabriela Sanchez (Foto: Divulgação)
Das lutas e questões sociais surgiu, então, a semente a ser cuidada para que o projeto saísse do papel. “Faz pouco mais de uma ano que comecei a trabalhar com arte e galerias e logo percebi que era aquela que ficava questionado onde estavam as artistas e sempre tentando inseri-las”, revela Helena. Contudo, a ideia não estava clara desde o começo. “Já estava com um projeto de comercialização de arte online, com um formato um pouco diferente, quando me dei conta no meu próprio projeto as mulheres eram minoria”, complementa ela, que buscou ajuda de Rafaela e Cinthia para a tocar o novo ideal do zero.

Trabalho de Fefe Tavalera (Foto: Divulgação)
Apesar de existirem muitas mulheres artistas no Brasil, sabe-se que nem sempre elas são escolhidas para exposições individuais, tornando desproporcional a cena da arte independente. “O fato é que elas existem. Se o trabalho delas não está chegando aos interessados ou sendo divulgados por eles, é porque algo está errado no meio do caminho”, aponta Helena.

Trabalho de Nina Moraes (Foto: Divulgação)
Mesmo escolhendo o online como meio para disponibilizar e comercializar de maneira prática e ampla (entrega em todo o país), a Delas Artes não descarta a possibilidade de trazer para o físico um projeto tão inspirador. Contudo, até o momento, apenas algumas parcerias entre online e offline estão entre os próximos projetos.

Trabalho de Talita Hoffmann (Foto: Divulgação)
Galeria Delas Artes
Lançamento
Data: 24 de junho
Local: Galeria Crua
Endereço: Rua Conselheiro Nébias, 1441 – Campos Elíseos, São Paulo
Horário: das 14h às 22h
galeriadelasartes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário