
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
1. Andy Warhol, 1928-1987, Pittsburgh (Estados Unidos)

2. Peter Blake, 1932, Dartford (Inglaterra)


3. Wayne Thiebaud, 1920, Mesa (Arizona, EUA)

Wayne Thiebaud é um importante gravurista e pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. Destaca-se por retratar temáticas relacionadas a objetos do cotidiano. Suas principais obras são pinturas sobre doces, bolos, sorvetes, tortas e sobremesas. Possui também obras retratando batons, sapatos femininos e gravatas.
4. Roy Lichtenstein, 1923-1997, Manhattan, Nova Iorque, EUA


Roy Fox Lichtenstein foi um pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas. Nas suas obras, procurou valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massas.
5. Jasper Johns, 1930, Augusta, Geórgia, EUA


Jasper Johns talvez tenha sido um dos mais importantes entre os pioneiros da pop art nos Estados Unidos. Começou a pintar objetos tão vulgares como por exemplo as bandeiras, mapas, algarismos.mais clássicas e conhecidas, Flag de 1954, foi produzida em uma época em que a bandeira norte americana era constantemente estampada nos jornais do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário