terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Mestres do surrealismo: 1. Salvador Dalí, (1904-1986)

 

Sonhos, fantasias, devaneios, inconsciência e ausência de lógica, formaram as bases das criações do Surrealismo. Os artistas surrealistas tiveram grande influência no cenário das vanguardas europeias do início do século XX. Fundado em Paris em 1924, André Breton foi o principal porta-voz do movimento e lançou, naquele mesmo ano, seu principal manifesto – o Manifesto Surrealista.

Os artistas surrealistas mais marcantes nas Artes Plásticas estão: Salvador Dalí, Max Ernst, René Magritte, André Masson e Joan Miró. Alguns críticos e autores da arte associam o nome de Frida Kahlo (1907-1954) ao movimento, no entanto, a própria artista não se considerava uma surrealista, pois estava interessada em retratar suas dores e tragédias pessoais.

Os artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa, seguindo o exemplo dadaísta de subversão na arte vigente.

Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

1. Salvador Dalí, (1904-1986)

artistas surrealistas; salvador-dali
A Persistência da Memória

Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931.

Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi Lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário