Estudo avalia como a arte de colorir faz bem à saúde mental
E, de acordo com um estudo publicado pelo Creativity Research Journal, psicólogos da Nova Zelândia dizem que o efeito buscado por muitas pessoas que usam os livros para relaxar e se acalmar é mesmo real.
Os pesquisadores deram a 115 jovens um livro para colorir e um livro de atividades. Todos os dias, durante sete dias, os participantes coloriram fotos de animais, mandalas e cenas da natureza e trabalharam em quebra-cabeças e jogos como Sudoku e caça-palavras.
Depois, eles classificaram seus níveis de estresse, depressão e ansiedade antes e depois de completar as tarefas.
O estudo, em última análise, confirmou o que alguns outros trabalhos mais resumidos constataram anteriormente: os exercícios de colorir, em curto prazo, reduzem os sintomas de depressão e ansiedade. Os exercícios de quebra-cabeça, por outro lado, não tiveram o mesmo efeito.
Ambas as categorias melhoraram a “atenção plena” dos participantes. Mas colorir, segundo o estudo, incentiva a criatividade e traz benefícios terapêuticos.
Os pesquisadores compararam, ainda, os efeitos secundários experimentados por adultos que usavam livros para colorir com aqueles que iam para os estúdios de arte, com material mais abrangente e sem direcionamento.
Os resultados mostraram que ambas as atividades reduziram os sentimentos negativos de estresse e ansiedade, mas com algumas diferenças. Ir para um estúdio e ter uma página em branco para criar foi uma experiência provocadora para uns, mas de muita pressão para outros.
Os livros de colorir se mostraram, assim, uma atividade mais confortável para muitos; mas quem conseguiu superar o desconforto inicial e criar arte do zero conseguiu também mudança de visão sobre si e melhora na autoestima, além de regular o estresse e a ansiedade – e colorir mais a vida.
Livros de colorir para adultos – Foto: Divulgação
Fonte: http://www.saoqueiroz.com.br/estudo-avalia-como-arte-de-colorir-faz-bem-saude-mental/
Nenhum comentário:
Postar um comentário