terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Conservadora descobre desenhos secretos de Basquiat feitos com tinta UV invisível
Emily Macdonald-Korth, uma conservadora de arte de Nova York, pensou que estava indo para um trabalho de rotina no mês passado, quando um cliente pediu que ela confirmasse que a pintura de Jean-Michel Basquiat era de fato feita em 1981.
Ela planejava conduzir análises de pigmentos e elementais, tirar fotografias técnicas e observar a imagem sob luzes UV e infravermelhas. Estava tudo seguindo normalmente até que ela trouxesse sua lanterna UV de mão, normalmente usada para identificar vernizes ou outros sinais que uma pintura sofreu reparo, e desligou as luzes do teto.
Foi quando ela os viu: desenhos que Basquiat havia feito em tinta invisível.
“Eu começo a olhar para essa coisa e vejo essas flechas”, Macdonald-Korth disse à Artnet News. Ela acendeu as luzes novamente para ter certeza de que não estava imaginando as coisas e as flechas desapareceram. Ela apagou as luzes novamente e lá estavam elas: duas flechas desenhadas no que parecia ser um lápis de luz negra, virtualmente idênticas a outras flechas desenhadas visivelmente na tela com barras de óleo vermelhas e pretas. “Eu nunca vi nada assim”, disse ela. “Ele basicamente fez uma parte totalmente secreta desta pintura.”
Na verdade, esta não é a primeira vez que Basquiat é conhecido por usar materiais UV fluorescentes. Em 2012, a Sotheby’s London descobriu que sua pintura Orange Sports Figure, de 1982 – feita poucos meses depois da analisada por Macdonald-Korth – continha uma assinatura de tinta invisível do nome do artista no canto inferior direito. Mas ele nunca foi conhecido por incluir imagens específicas de UV em seu trabalho.
Não está claro se Basquiat pretendia que os desenhos invisíveis servissem como um guia subjacente para a pintura, ou se ele os considerava um elemento do trabalho. Mas Macdonald-Korth acha que eles se encaixam em seu processo maior de pintura sobre uma imagem e deixando-a parcialmente visível.
Macdonald-Korth suspeita que mais desenhos UV aparecerão em outras telas se os donos tiverem tempo para procurar. Por exemplo, uma das obras mais famosas de Basquiat, Poison Oasis, também é de 1981 e contém flechas. “A localização de uma das flechas que encontrei está quase no mesmo lugar que no Poison Oasis, mas apontando para baixo e não para cima”, disse ela.
E não seria difícil descobrir. “Qualquer um que possua um Basquiat deve receber uma lanterna UV de ondas longas. Eles são pequenas lanternas compactas. Você pode obter uma Amazon”, disse ela.
Fonte: http://dasartes.com/noticias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário