quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Banksy em Capão Redondo, bairro do extremo sul de São Paulo

Capão Redondo pode ganhar obra de Banksy pelo melhor motivo


 

Banksy e Capão Redondo tem tudo a ver. O bairro do extremo sul de São Paulo é lar da criatividade. Foi do Capão de saíram os expoentes do rap brasileiro. Racionais MC’s, claro.

O grupo de rap mais importante do país está eternizado nas paredes do bairro por meio de um desenho do talentoso Kobra. Agora, o Instituto Projeto Sonhar promove uma campanha para que o grafite do pintor urbano inglês seja instrumento de visibilidade de ações sociais realizadas pela ONG por lá.

O anúncio de estreia foi publicado na edição londrina do Metro na quarta-feira (6). “Banksy, eis uma parede para você”, diz a peça acompanhada de uma parede sem cor da ONG instalada na periferia de São Paulo.


Vem, Banksy!

“Nós sabemos que você ama pintar paredes ao redor do mundo. E sabemos que, às vezes, os donos dessas paredes não ficam tão felizes com todos os visitantes que passam para ver a sua obra. Eles não querem atenção. Mas essa é a questão: nós adoraríamos a atenção. Nós precisamos dela”, é assim que a propaganda publicada gratuitamente no jornal tenta chamar a atenção de um dos artistas mais importantes do século 21.

Assim como o Capão, Banksy usa o questionamento como forma de promover a mudança. Aliás, o lema se parece e muito com o adotado pelos Racionais ao longo dos anos. A famosa tática de choque.

Alex Sandro Gomes é fundador do Projeto Sonhar. Ele deu detalhes à BBC Brasil sobre a sacada super criativa. “A ideia de pedir para o Banksy pintar a parede da nossa ONG surgiu há 15 dias, de uma conversa com amigos publicitários. Resolvemos tentar anunciar nosso apelo nos jornais de Londres. Conseguimos essas publicações gratuitamente, negociando com os jornais e por meio de ONGs parceiras que atuam no Reino Unido”, encerrou.
Capão é cultura!

Nos anos 1990, o Capão Redondo foi considerado o bairro mais violento de São Paulo. Lar de famílias negras e de migrantes do Norte e Nordeste do Brasil, a região se sustentou na cultura como fio condutor para a mudança.


Os Racionais foram eternizados por Kobra no Capão

Os problemas, como bem mostra o Projeto Sonhar, ainda estão lá. Contudo, a arte dos Racionais, Banksy e de polos organizados pela própria comunidade, suprem, em certa medida, a assistência falha do poder público.

Quem sabe o trabalho de alguém com tamanha relevância ajude a dar colorido ao aspecto cinzento que ainda paira no Capão Redondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário