Bauhaus
Este é o nome do "laboratório" de arte moderna fundado em Munique na década de 1920, que tentava aplicar alguns dos princípios do cubismo à decoração de interiores, à arquitetura e à arte. Oskar Schlemmer foi um dos pintores, bem como Josef Albers, famoso por seus quadrados puros de cores dissonantes, e os húngaros Laszlo Moholy-Nagy e Marcel Breuer, além do pintor suíço Paul Klee.
A Bauhaus foi fundada em Weimar em 1919 e mudou-se para Dessau em 1925, ocupando um prédio que é um marco da arquitetura moderna projetado por Walter Gropius. Os nazistas a fecharam em 1933. A nova Bauhaus foi criada em Chicago - fundada pelo refugiado Laszlo Moholy-Nagy em 1937 onde hoje é o Instituto de Design do Instituto de Tecnologia de Illinois.
A Bauhaus exerceu uma influência extraordinária sobre o século XX.
A Bauhaus propunha uma arte diretamente ligada aos interesses da indústria. Portanto, que unisse a beleza com a funcionalidade, que levasse em conta o lado prático e econômico. Foi na Bauhaus que nasceu o desenho industrial, ou seja, a idéia de que os objetos produzidos pela indústria deveriam ser uma mistura de engenharia e arte. Um automóvel, por exemplo, não deve ser apenas um veículo que transporta pessoas. Ele é também um objeto bonito, sua beleza transmite uma mensagem.
Além disso, a Bauhaus influenciou a arquitetura...
Quando você olha os prédios da rua, sem muitos ornamentos e com grandes vidraças, saiba que isso tem a ver com o modelo estético da Bauhaus: simplicidade, elegância, uso de materiais como aço, cimento e vidro.
A Escola Bauhaus foi fundada em Weimar, na Alemanha. Antes do nascimento da Escola de fato acontecer, seu fundador, Walter Gropius, já havia participado de iniciativas que buscavam fortalecer o vínculo entre artistas, comerciantes e indústrias.
ResponderExcluirO trabalho da época vinha sendo altamente influenciado pelas vanguardas russas e soviéticas. Walter Gropius encabeçou o grupo e tornou-se o primeiro diretor da Escola.
Também se integraram no grupo Bauhaus professores de nome como Kandinsky, Klee, Feininger, Schlemmer, Itten, Moholy-Nagy, Albers, Bayer e Breuer.